O início de tudo...
No ano de 1950 nasce uma empresa sob a denominação Irmãos
Menta, numa iniciativa do empresário Pedro Leopoldino Menta e seus
irmãos, quando fundaram na cidade de Cajuru-SP, a pequena oficina e
metalúrgica Irmãos Menta.
Na verdade, Pedro começou a desenvolver seus projetos aos 10 anos, época em que trabalhou na fabricação de engenhos de aguardente e de rapadura, negócio próspero da ocasião. Ele promovia reparos e oferecia assistência técnica às máquinas e implementos nacionais e importados, quando desenvolveu seus primeiros projetos a fim de superar as deficiências dos equipamentos, ainda na pequena fundição do pai. Percebeu então que poderia criar dispositivos mecânicos que melhorassem o desempenho operacional e até hoje é o principal projetista das máquinas Menta.
Ainda na década de 50, Pedro Menta lança os primeiros trituradores e picadores que, rapidamente, conquistaram o mercado, devido ao desempenho e robustez.
Na seqüência, década de 70, são lançadas as primeiras ensiladeiras do mercado nacional, conhecidas como Menta Super.
Depois, na década de 80, vem um lançamento campeão de vendas - a Confimenta 600, ensiladeira que proporciona alta capacidade de produção no preparo de forragens para bovinos, com uniformidade do particulado da ração.
O Plano Cruzado de 1986 estabiliza a economia nacional, surgem os grandes confinamentos e intensifica-se a criação de gado de corte. Pedro Menta, mais uma vez, atenta a tudo ao seu redor, desenvolve uma nova linha de colhedoras de forragens tracionadas por trator, com tecnologia 100% nacional, que confere à empresa, diversos prêmios, devido ao desempenho e produtividade que oferece.
No ano de 2000, a Colhimenta 2000 é considerada a melhor colhedora
de cana-de-açúcar para trato animal e recebe do Prêmio
Gerdau — Melhores da Terra, Menção Honrosa e neste mesmo
ano são lançadas a ensiladeira Menta Super nas versões
15 T, 20T e 40 T, próprias para picar ração verde e que
vem atender produtores de gado de corte e de leite. O Vagão Forrageiro
VFM 8000 também é lançado neste período para atender
pecuaristas que necessitam de um equipamento para transportar as forragens
picadas tanto no trato diário como na formação de silos.
O ano seguinte traz para a Colhimenta 3000, o Troféu Destaque Ouro,
reconhecida como a melhor máquina do ano.
Em 2002 a empresa desenvolve as colhedoras de forragens Capimenta 1510 PR e Capimenta 2000 PR. A primeira, robusta e compacta, dimensionada para trabalhar em capineiras ou também nas entrelinhas de pomares de laranja. A outra, é a opção para o pecuarista quando a capineira é de maior porte e o capim precisa ser colhido e ensilado rapidamente para não perder o seu valor protéico e nutritivo.
Agora em 2004 Pedro Menta inovou com os lançamentos: Colhiflex, Premium Doblo, Multi 200 e Nova Robust Plus.
A Colhiflex possui a flexibilidade de colher com a mesma máquina, cana-de-açúcar em uma linha e milho ou sorgo em duas linhas, mediante a simples troca da plataforma colhedora.
A Premium Doblo e a Premium Flex são duas colhedoras médias de forragens com soluções em dose dupla que, com frente FC1 permitem colher cana-de-açúcar, capim napier, milho e sorgo em uma linha. Com uma simples troca da plataforma frontal, a Premium Doblo e Premium Flex com frente FM2-50 colhe duas linhas de milho e sorgo com espaçamento de 40 a 60 cm entrelinhas, ou com frente FM2-80 colhe duas linhas de milho e sorgo com espaçamento de 70 a 90 cm entrelinhas.
Já a Multi 200 apresenta multiplicidade de funções:
tritura e mói ração seca — milho em grãos
e espigas, que permite a produção desde rolão até
fubá grosso e fino, além de picar também ração
verde, como capim napier, cana-de-açúcar e outros, separados
da ração seca.
E a Nova Robust Plus é uma consagrada colhedora média de milho,
sorgo, girassol, capim napier, e outras forragens, campeã também
na colheita de cana-de-açúcar.
Com todas estas opções e uma visão de mercado voltada às atuais tendências, Pedro Menta fabrica a mais completa linha de colhedoras, ensiladeiras, trituradoras e vagão forrageiro, atendendo hoje pequenos, médios e grandes pecuaristas de gado de leite e de corte, dedicados à cria, recria e engorda intensiva de bovinos no Brasil e no mundo.
Após anos de pesquisa, em 2008 foi lançada a COLHIMENTA CM-20,
uma máquina tracionado por um trator a partir de 110CV, para colher
cana-de-açúcar em toletes destinado a produção
de açúcar, etanol e bioenergia. Sendo a primeira e única
máquina não automotriz do segmento.
Sempre com sua preocupação voltada à qualidade e à tecnologia, reúne equipamentos, processos de última geração e profissionais altamente qualificados para a produção das melhores máquinas do mercado.
A COLHICANA conta atualmente com aproximadamente 100 colaboradores em seu parque fabril localizado em Cajuru-SP e com mais de 60 indiretos para atender o mercado nacional e internacional exportando para mais de 30 países.